segunda-feira, 25 de maio de 2009

“Pai, me ensina a ser palhaço?”

Essa é pra comparsamiga Tarcila, ainda lembrando do show do Cordel... Na introdução da música O Palhaço do Circo Sem Futuro, o Lirinha manda umas três vezes: “Pai, me ensina a ser palhaço?” e depois a resposta do pai: "Isso não se ensina, seu bosta!".
Achei uma entrevista do Cordel aqui, é da época do lançamento do 2° disco, intitulado justamente O Palhaço do Circo Sem Futuro. Eis a última pergunta/resposta da entrevista:
-
Entrevistador - O “Palhaço do Circo Sem Futuro”. Por que o “Palhaço”, e não o malabarista, a mulher barbada ou o homem bala?
Lirinha – A utilização dessa imagem é devido à máscara para a execução de seu trabalho, como as pinturas de guerra. Existe essa coisa de transformação para poder enfrentar tudo. É tão semelhante com a nossa existência, toda máscara que utilizamos no nosso dia-a-dia, nesse grande espetáculo que é nossa vida, e nesse circo que é o planeta. Independente do que aconteça, o palhaço tem que entrar em cena, o espetáculo não pode parar. Independente de todas as tragédias que estão acontecendo, sempre temos que passar uma mensagem de alegria. Essa imagem do palhaço é muito forte. Ela também nasceu de uma poesia: o filho tinha vergonha do pai, por que o pai era palhaço. O filho se formou em Direito e seguiu outro caminho. Um dia o filho visitou o pai, que já estava no leito de morte. Ele era uma pessoa muito amargurada. Então ele se acocorou, pegou a mão do pai e disse: “Pai, me ensina a ser palhaço?”. E o pai respondeu: “Isso não se ensina seu bosta!”. Essa imagem ficou muito forte no grupo, e acabou sendo a cara do espetáculo. Isso também tem tudo haver com a nossa geração, a nossa herança, com essas guerras, com tudo isso que a gente está vivendo, a urgência, a glorificação do presente, que a geração da gente vive. O futuro é muito incerto. Então é o Palhaço do Circo Sem Futuro, embora isso não seja pessimista. Utilizamos o símbolo Palhaço como uma forma de alegria artística.

2 Comentários:

Blogger Tarcila Guedes disse...

AmEiIii ... Muito boa !!!!
=D mil anos depois de vim aki ate ate uma mensagem pra mim =D hauhauhauha que bom significa que não me esqueceu !!! =D ainda sou participante =D

3 de junho de 2009 às 07:35  
Anonymous tarcila disse...

weird, ver outra tarcila falando sobre o que eu falei.

16 de fevereiro de 2012 às 00:29  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial